Sessões de Contações de Histórias e Oficinas
Sessões de Histórias
Inspiradas na cultura popular em suas formas de literatura oral, ritmos, cantos tradicionais jogos e brinquedos cantados.
Duração: 30 minutos
Público: crianças de 0 a 99 anos
Histórias do Repertório:
O Macaco e a Velha, A Fruta sem Nome, A Festa no Céu, O Mistério de Cobra Norato, Ciranda dos Amores, O Baú de Anansi, O Príncipe Lagartão, A Roupa Nova do Rei, Quibungo, Os Compadres Corcundas, Pele de Foca,
Pedro, José e João, Aventuras de Pedro Malasartes e mais...
Oficinas de Contação de História
Propõe exercícios de criação de roteiro para contadores de histórias e jogos para montagem de performances.
Duração: 2 horas e 30 minutos
Público: adapta-se a diferentes grupos
Contadora:
Renata Andrade é formada na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena; graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação na IFRJ, com pesquisa acerca do universo mitológico da cobra grande e sua relação com culturas indígenas do Brasil.
Participou do projeto de pequisa Era uma vez... sob coordenação da professora doutora Rosa Gens, na UFRJ. Recebeu prêmio de melhor atriz no XIII FESTAC com Cordel do Amor sem Fim, de Cláudia Sampaio Barral. Em fins de 2012, circulou por Buenos Aires, Argentina com a performance MBOIOBM em V.O.T.S.A – Varietè Oficial de la Toma de la Sala Alberdi – Izabela Multiespacio de Arte e na Varietè de 16º Festival de la Víspera – El Baldío Teatro. Foi Contadora do Programa Criança Petrobras na Maré durante 3 anos. Desenvolveu Oficina de Contação de Histórias para crianças no grupo Nós do Morro. No cinema, protagonizou uma trilogia de Cine-poemas sob direção de Jiddu Saldanha: Seres da Neblina, Folhas Novas e Cidade à Contraluz. Participou do longa-metragem Outro Olhar, de Cristiano Requião.
Atualmente, é atriz e contadora de histórias na Trupe Balaio Literário, um projeto da Secretaria de Educação da Prefeitura de Mesquita. É fundadora do Escambo Arte.